"Retrato do nosso ensino matemático"
Um questionamento hoje ronda minha mente, na verdade hoje não, há muito tempo me faço essa pergunta, Resolvi agora buscar dentro das minhas próprias experiência uma resposta para tal indagação.Pois bem, a questão que intriga minha cabeça é como que os professores de matemática conseguiram ao longo do tempo transformar a sala de aula,o ensino da matemática,numa verdadeira guerra,ringue etc. Ou seja, conseguiram transformar no momento mais torturante do dia para o aluno.
Alguém pode querer me reprimir achando que estou sendo radical, e que o retrato do ensino matemático não é bem esse. Se eu estiver sendo radical por que então os alunos acordam para irem à escola, olham os horários anotados na agenda,quando vêem o nome MATEMÁTICA,intuitivamente suspiram “vou pra batalha”, saem do quarto de mau-humor já imaginando os longos minutos que passarão ouvindo o mestre falando de formulas que eles (alunos) nem sabem pra que existem nem se vão um dia poder utilizar na sua vida, ai vem a celebre e triste frase “Quero saber quem foi o m... que inventou essa tal de matemática”.
A nossa matemática teve como base a matemática Portuguesa, essencialmente ocidental, tal corrente sempre privilegiou descobertas, postulado, conjunturas etc. Quem nem se sabia quando poderia ser usada,muitas delas conseguiram ser provadas ou postas em pratica cerca de 100 anos após sua descoberta. Será que repassar a matemática sem privilegiar o meio sócio-cultural e econômico em que o aluno esta inserido é a forma mais correta de se ensinar matemática?Bem ao estilo Etnomatemático defendo que não! Não podemos desprezar o meio que tanto influi no desenvolvimento intelectual do individuo, como defende os Piagetianos, só o meio não ensina, mais ele não pode ser desprezados no processo de construção do ensino aprendizagem do ser humano.
Sei que não é fácil por em pratica essas novas tendências propostas para o ensino da matemática, requer muito planejamento, conhecimento alem de um restrito apoio pedagógico do ente escolar, exige também uma cumplicidade entre professor, aluno e família (muitas vezes essa parceria é ineficaz por ausência de uma das partes) Mesmo com todas as barreiras e dificuldade, devemos lembrar quem ninguém nos disse que ensinar seria FÁCIL, não fomos enganados, pelo contrário, sempre fomos alertados por toda a sociedade do árduo trabalho que é o de lecionar.
O intuito que tenho em criar esse espaço é para que idéias, projetos, trabalhos e pesquisas possam ser compartilhados entre nós leitores, creio que dessa forma poderemos preparar de forma mais sapiente e dinâmica nossas aulas, proponho que todos envolvidos no ensino matemático engajem nessa idéia, para que possamos por fim a guerra estabelecida entre o aluno e a matemática!!
Por Anderson Felipe
(Prof° Graduando em Matemática pela UFERSA)
terça-feira, 11 de maio de 2010
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