sexta-feira, 14 de maio de 2010

Litemática a ou materatura?

Matemática é uma coisa, literatura é outra. E as duas não tem nada a ver, certo?. Para o Malba Tahan, não podia estar mais errado: esse escritor árabe, nascido em 1885, achava que matemática e literatura se misturavam superbem! E foi "casando" essas duas disciplinas que o Malba escreveu uma série de livros incríveis.

O mais famoso deles, chamado "O Homem Que Calculava", contava um monte de "histórias matemáticas". Em cada capítulo havia um "problema" que o Beremiz , o tal homem que calculava lá do título, devia resolver. E ele sempre resolvia! Só que o tal problema não era uma equação complicada e chata, não: era uma história legal, prática, que fazia a gente notar que a matemática, além de superútil, pode ser muito divertida.

Mas esse escritor maluco não misturou só matemática e literatura: ele também fez um "milkshake" de fantasia e de verdade. É que o Malba Tahan não se chamava Malba Tahan, não era árabe nem tinha nascido em 1885 coisa nenhuma!

Na "vida real", ele era um professor de matemática, o brasileiro Júlio César de Mello e Souza, que tinha nascido dez anos depois de sua "invenção", em 1895! O Júlio inventou o nome e a história do Malba Tahan porque ele achava que assim seus livros iriam vender mais.

E deu certo: por muito tempo, ninguém descobriu que Malba Tahan era o pseudônimo do Júlio, e um batalhão de pessoas comprou os livros de "contos aritiméticos" do árabe de araque!

Um comentário:

  1. Cara, inicialmente quero parabenizá-lo pelo blog. Está muito legal. Eu gosto muito de matemática, embora tenha me desviado dessa área. Gosto muito de ler livros matemáticos. O último que li foi "O Tio Petros e a Conjectura de GoldBach" de Apostolos Doxiadis. Um romance muito legal que indico para os que assim como eu gostam do mistério da matemática. Atualmente estou lendo (em passos beeemmm lentos) "O Último Teorema de Fermat" de Simon Singh. Ambos são sobre matemática avançada, mas envolvem histórias bem legais.
    Abraço

    ResponderExcluir